terça-feira, 14 de abril de 2020

PINTO MARTINS. ESCOTEIRO DO AR!

Pinto Martins e os Escoteiros do Mar. Fonte: Revista A Voz do Mar. 1923. nº 24, p.53. Hemeroteca Digital da BN.

Após a chegada apoteótica de Pinto Martins e a tripulação do Sampaio Correia II em 08 de fevereiro de 1923, na capital federal, completando o voo pioneiro entre Nova Iorque e Rio de Janeiro, a agenda do aviador camocinense continuou cheia durante aquele ano. Depois de ser recebido por autoridades como o Presidente da República, governadores, associação de classes, clubes elegantes da capital federal, a sociedade civil organizada seguiu pedindo a presença do "herói" em suas reuniões. 
Quatro meses depois da apoteose, a Confederação Brazileira dos Escoteiros do Mar registrou a visita de Euclydes Pinto Martins no acampamento realizado No Sacco de São Francisco, Rio de Janeiro, por aquela instituição nos das 2 e 3 de junho de 1923.
A Revista "A  Voz do Mar" traz uma matéria de cobertura do evento, registrando a programação e publicando uma foto (acima) de Pinto Martins e as tropas dos jovens escoteiros que tiveram a oportunidade de ouvir o famoso aviador. Diz a matéria:
[...] às 11 horas o acampamento recebeu com grande alegria a visita do corajoso aviador Pinto Martins que teve a nimia gentileza de lá ir especialmente para descrever aos jovens escoteiros do mar a sua arriscada travessia. Fêl-o de um modo attrahentíssimo, arrancando várias vezes enthusiasticos applausos dos escoteiros que o ouviam suspensos. (p.22).  [...] Ao terminar os escoteiros aclamaram Pinto Martins - Escoteiro do Ar! (p.53).

No Dia de Pinto Martins - 15 de abril - mais uma história relacionada ao nosso conterrâneo!

FONTE:Revista A Voz do Mar. 1923. nº 24, p.52-3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário