quarta-feira, 26 de setembro de 2018

AS ARTES PLÁSTICAS EM CAMOCIM. 30 ANOS. VIII SET/07

Cartaz de divulgação do 30º Salão de Artes de Camocim. 2018. Fonte: PMC.


Qual o legado de uma grande ideia? Podemos dizer que a funcionalidade e longevidade são aspectos que resultam de uma concepção feliz. Há 30 anos atrás, em 1988, no século passado, a Prefeitura Municipal de Camocim, na pessoa da então prefeita Ana Maria Veras teve a felicidade de legar para nossa história, a ideia de um Salão de Artes. De lá para cá, esse evento se consolidou e, ainda hoje, temos artistas que participaram do primeiro evento, outros apenas uma vez, mas, sempre com uma marca nossa: a presença de artistas locais participando na maioria dos trabalhos e nas várias categorias, como desenho, fotografia, pintura em tela. Já houve edição que tivemos até escultura e poesia. Alguns locais já receberam o Salão de Artes de Camocim. Desde os primeiros no então Hotel Municipal, houve um ano que foi no prédio da antiga FAMOL na Rua José Maria Veras, na Estação Ferroviária. Esqueci de algum? O Salão de Artes deste ano está, desde o dia 24 de setembro, no Centro de Animação Turística,  agora revitalizado, no espaço do antigo Museu do Pescador. 
Artistas como Beatriz Navarro Veras, Batista Sena, Edmar Gonçalves, Mauro Viana, Totõe, Mãozinha expuseram nos primeiros salões. Hoje temos uma nova safra, constituída de artistas do porte de Eduardo Souza, Francisco Carlos, Chagas Albuquerque, Santana, dentre outros.
Mas se você quiser saber quem são os velhos e novos artistas de nossa cidade, visite o Salão de Artes e prestigie nossos talentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário