quinta-feira, 27 de setembro de 2018

AS CONTAS DE ÁGUA, LUZ E TELEFONE DE CAMOCIM. VIII SET/09

Conta do SAAE de Camocim. 1970. Fonte: Arquivo da PMC.


Como você paga sua conta de água mensalmente em Camocim? Provavelmente em algum posto de recolhimento mediante o "papel" da conta correspondente. Mas, e como eram os recibos na década de 1970, do século passado. O blog recupera o modelo utilizado nesta época, devidamente preenchido à máquina de datilografia e sem maiores informações, além do consumo mensal. Hoje, informações como turbidez, cor, quantidade de flúor e coliformes são informados nos chamados "parâmetros da água distribuída. A conta acima é do consumo do Mercado Público de Camocim.


E a conta da luz? Antes mesmo da COELCE - Companhia de Eletricidade do Ceará, os recibos de energia em Camocim eram emitidos pela Companhia de Eletrificação Rural do Nordeste - CERNE. Eu ainda sou do tempo em que se falava que a energia de Camocim foi trazida da Hidrelétrica de Paulo Afonso, através da CENORTE, sigla gravada nos postes de cimento. A conta mostrada é de 1971 e também se refere ao consumo do Mercado Público de Camocim.


E a sua operadora de telefone? Em 1971, o celular não era cogitado nem em sonho e a telefonia era fixa, conforme mostra o recibo da conta do mês de setembro da Prefeitura Municipal de Camocim, no valor de Cr$ 12,35 (doze cruzeiros e trinta e cinco centavos). A nossa "operadora" local era o Serviço Telefônico de Camocim S.A e funcionava com o auxílio de uma telefonista que comandava as chamadas de uma central telefônica que funcionou por um tempo na Rua 24 de maio, ao lado da Escola João da Silva Ramos.
Até hoje, se não pagar em dia, os serviços são cortados...


Fonte: Conta de Luz. 1970. Arquivo da Prefeitura Municipal de Camocim.
Conta de Telefone. 1971. Arquivo da Prefeitura Municipal de Camocim. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário