quarta-feira, 18 de setembro de 2019

A BANDA LYRA DE CAMOCIM. (IX SC 2019. 09)

Alguns integrantes da Banda Lira de Camocim. 2001. Fonte: Revista Seleções.


Uma das instituições centenárias de Camocim é a Banda de Música Municipal que hoje tem o sugestivo nome de Banda Lyra Camocinense, hoje regida pelo músico João Miguel Arcanjo (Maestro Miguel). Segundo alguns documentos, antes de 1920 houve uma banda chamada Harmonia Camocinense que teve seus instrumentos vendidos para o Círculo Católico de Sobral, como informa o fundador da Lyra Camocinense, o maestro Luís de Moraes. Num resumo de sua vida em Camocim, publicado em 1925, o referido maestro escreve:
"Achando-se Camocim sem uma banda de música resolvi ensinar meninos, o que comecei a por em pratica no mez de abril de 1920. No dia 7 de agosto daquele mesmo anno consegui inaugurar uma nova banda de musica sob denominação de LYRA CAMOCINENSE com o numero de 13 musicos, sendo 2 antigos e 11 novos, ensinados por mim, a custo de muito sacrifício".
Neste registro, informa-se ainda que a LYRA CAMOCINENSE tocou na festa em homenagem à Pinto Martins em 1922, quando o mesmo passou por Camocim durante o voo pioneiro New York-Rio de Janeiro.
Dentre tantas formações, destacamos hoje o septeto de sopro da Banda Lyra Camocinense captado pelo fotógrafo da famosa Revista Seleções Bruno Veiga no ano de 2001
Destaque-se em primeiro plano, o Sr. Antônio Pereira da Silva, o nosso Mestre Cazumbi e sua tuba, amante da música e do futebol. Mestre Cazumbi nos deixou em 15 de setembro de 2014, completando cinco anos de ausência física entre nós. Quem são os outros músicos? Segundo o Maestro Miguel que na época da foto já era o regente da banda são Dácio Filho, Antônio de Souza, Francisco das CHagas (Chaguinha), Everson Abreu, Everaldo e Franscisco ds Chagas (Bolinha).
Que no ano do centenário da Banda Lyra Camocinense que ocorrerá no próximo ano, o velho maestro seja lembrado.

Fonte: MORAES, Luís. Resumo histórico da vida de Luís de Moraes desde sua chegada a cidade de Camocim. 1907-1924. Typ. Correio da Semana. Sobral-CE. 1925, p. 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário