terça-feira, 3 de setembro de 2019

A PRAÇA DOS PODERES EM CAMOCIM [IX SC.01]

Praça da Matiz. Camocim-CE. 2019. Foto: Wanderson Lima.

Costumo dizer que a Praça da Matriz ou Praça Severiano Morel é a Praça dos Poderes em Camocim. Logicamente que este desenho da localização geográfica das instituições é muito característico das pequenas e médias cidades, muitas delas geradas a partir da ereção de um templo religioso, de uma fazenda, de um porto, etc. 
Efetivamente, o quadrilátero formado pelas ruas Dr. João Thomé, 24 de Maio, José de Alencar e Santos Dumont, constituiu-se ao longo do tempo um espaço vivo da representação dos poderes. 
Desde a centenária Igreja de Bom Jesus dos Navegantes, temos o poder religioso ali representado e o prédio da Prefeitura e Câmara Municipal, como o poder político, além do poder policial e da ordem com a velha Cadeia Pública, hoje desativada. As estruturas do poder educacional são representados pelo Instituto São José e Colégio Estadual Padre Anchieta, desativado e depois erguido em seu lugar a Escola de 1º Grau João da Silva Ramos, hoje CEJA João Ramos, além do Hospital Deputado Murilo Aguiar, atrelado ao poder médico. Posteriormente, agregaram-se à grande praça a Caixa Econômica Federal (CEF. Agência Camocim) como representante do poder financeiro e o prédio do Fórum Dr. Alcimor Aguiar Rocha, do Poder Judiciário.
Por outro lado, até o início da década de 1990, o referido quadrilátero, que era essencialmente residencial, sofreu uma intensa transformação e hoje se tornou um representante do poder comercial, evidenciado pelo setor de comércio e serviços.
A referida praça é um espaço de excelência para que os professores possam contar a história da transformação da cidade para seus alunos. Fica a dica!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário