segunda-feira, 19 de setembro de 2022

FOLHA DO LITORAL. O NOSSO JORNAL. (XII SETEMBRO CAMOCIM. 2022. Nº 6)

 



Folha do Litoral. Camocim-CE. 22 de setembro de 1918. Fonte: Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.


     Os jornais são grandes fontes para a história. Visitar o passado através deles é uma forma de se perceber como a imprensa noticiava sobre os grandes temas e o cotidiano de um lugar. 
        Não é chavão, mas, Camocim "já teve" uma imprensa fértil em quantidade de jornais e periódicos de qualidade que se ombreavam com os jornais da capital. Dentre eles, podemos citar o Folha do Litoral, que circulou em nossa cidade entre os anos de 1918 e 1919, cujos números estão preservados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, sempre citado nos levantamentos da imprensa cearense.
        Fisicamente, o jornal Folha do Litoral tinha quatro páginas. Na primeira trazia sempre uma fotografia que remetia a reportagem de capa e algumas notícias locais e nacionais. Na segunda trazia o "Expediente", algumas poesias e notícias da sociedade local na coluna "Folha Social". A terceira página era recheada com a "movimentação do porto", editais, telegramas e algumas propagandas do comércio de representações. Na quarta e última página, a metade era dedicada aos anúncios da Casa Nicolau & Carneiro, proprietária do jornal e de outras casas comerciais de Camocim.
        Mas, como nasceu o jornal Folha do Litoral em Camocim? Quem nos conta é o o historiador Oswaldo de Araújo no artigo "Imprensa do Passado", Revista do Instituto Histórico do Ceará, p,84-87:


    Estamos em plena era digital. Mas, para mim, falta um jornal em nossa cidade.

Fontes: 
Folha do Litoral. Camocim-CE. 22 de setembro de 1918. Fonte: Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
ARAUJO, Oswaldo. Imprensa do Passado", Revista do Instituto Histórico do Ceará, p,84-87.
             
           













 



Nenhum comentário:

Postar um comentário