quinta-feira, 22 de setembro de 2022

VIOLÊNCIA E GUARDA MUNICIPAL DE CAMOCIM. (XII SETEMBRO CAMOCIM. 2022. Nº 7)

 

Correspondência informando ao Presidente do Estado do Ceará criação provisória da Guarda Municipal de Camocim. 1892. Fonte: portal.ceara.pro.br.

        A violência sempre esteve na ordem do dia. Nos discursos dos políticos em tempos de campanha, como o que vivemos agora, ações e projetos dão como certo a resolução do problema para o ano que vem. Alguns apostam no aumento dos efetivos e equipamentos, outros em megas projetos de inteligência importados e tecnologia de ponta. Enfim, todos parecem preocupados com aquilo que todos nós convivemos, mas, que até ontem não tinha solução.

    Circula entre nós um vídeo onde guardas municipais de Camocim tentam conter um casal infrator e acaba sobrando pancadaria recíproca. Isso me fez lembrar um documento produzido há 130 anos pelo Conselho de Intendência Municipal que acaba dando origem à criação de uma "guarda municipal" temporária para coibir os excessos que ocorriam no Porto de Camocim. Eis os argumentos para tal decisão:


"Conselho da Intendencia Municipal da Cidade de Camocim em 26 de janeiro de 1892.

Esta Intendencia reunida em sessão extraordinaria, em sua maioria, resolveu attender as reclamações que lhe são feitas, pela falta absoluta de garantias que existe nesta localidade; que sendo um porto frequentado por embarcações de diversas procedencias, sempre tem em si mais ou menos alguma aglomeração de povos adventicio, e que dando-se  qual quer pertubação da ordem publica, não tem uma força que garanta a tranquilidade de seus habitantes.

Em consequencia de tão justas reclamações, resolveu este conselho criar temporariamente uma guarda municipal paga pelos cofres da Intendencia e levar ao conhecimento de V. Excia., pedir que attendendo as considerações expostas se digne a approvar este acto.

Saude e Fraternidade

Cidadão  General de Provisão

José Clarindo de Queiros


    Em janeiro de 1892 o Conselho de Intendência Municipal era presidido por Francisco Nelson Chaves. Posteriormente, seu filho, Francisco Nelson Pessoa Chaves foi prefeito de Camocim entre 1923 a 1927.

2 comentários:

  1. O presidente do conselho de Intendência Municipal nessa época não era Francisco Nelson Pessoa Chaves, mas sim, seu pai, o Cel. Francisco Nelson Chaves, pois o primeiro era menor de idade naquele ano, conforme consta em inventário post mortem, de sua mãe, Cândida Celsa, cujo documento foi processado no Camocim, no mesmo ano. O segundo (pai) foi pessoa influente na cidade até ser assassinado por João Batista da Frota, no dia 06 de julho de 1909.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio pela correção! Me confundi com a proximidade dos nomes.

      Excluir