sexta-feira, 16 de setembro de 2022

O COMÉRCIO DE CAMOCIM NO TEMPO DOS SAPATOS "FANABOR". XII SETEMBRO CAMOCIM. 2022. (Nº 5)


Anúncio da firma comercial Studart & Comp. Camocim. 1925. Fonte: A Imprensa. Sobral-CE. Anno I, nº15, p.1.

     Nas primeiras décadas do século XX, o comércio de Camocim era intenso. Não somente os produtos de várias manufaturas e fabriquetas do município, como de toda zona norte, escoavam pelo Porto de Camocim. Por outro lado, o comércio de representações tinham em Camocim um porto seguro dos mais variados produtos comercializados em todo o país. De tudo aqui tinha representação e daqui se transacionava estes produtos para o comércio regional, sem falar das filiais das principais casas bancárias que operavam no comércio.
    Desta forma, várias firmas comerciais podem ser visualizadas nos anúncios de jornais da época editados em Camocim, Sobral, Fortaleza, Recife, Rio, São Paulo e outras "praças" importantes, como se dizia antigamente.
    No destaque de hoje, trazemos um produto que marcou época, os sapatos "Fanabor", que acabou sofrendo corruptela para "fanabu", evidenciando os rústicos sapatos de lona e borracha (que exalavam um certo "cheiro" não muito agradável para os narizes mais sensíveis), que para os da minha geração, nada mais eram do que os velhos "Conga", exigidos como acessórios do fardamento colegial das escolas públicas.
    Em Camocim, como se pode observar pelo anúncio acima destacado, os Sapatos Fanabor "Da Fábrica Nacional de Artefactos de Borracha. A ultima palavra no genero incontestavelmente os mais rezistentes", podiam ser adquiridos na firma Studart & Comp, sediada em nossa cidade.
   

Tênis "Conga". Fonte: https://produto.mercadolivre.com.br


    Os sapatos "Fanabor" foram aquele tipo de produto que acabou se popularizando e tornando sinônimo pela marca do fabricante, assim como a Gillete, se tornou a lâmina de barbear, o Bombril, a palha de aço, etc. Na verdade, Fanabor nada mais era do que a Fábrica Nacional de Artefactos de Borracha.
    Atualmente, a FANABOR (Fanavor Artefatos de Borracha) é uma empresa com sede na cidade de Novo Hamburgo, RS, fabricante de produtos plásticos e de borracha natural e sintética, para a indústria automobilística, construção, máquinas e equipamentos médicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário