quarta-feira, 7 de setembro de 2022

O SESQUICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA EM CAMOCIM. (XII SETEMBRO CAMOCIM. Nº3)

 

Ata da Sessão Ordinária de 1º de setembro de 1972. Fonte: Câmara Municipal de Camocim.

       Sou do tempo em que num dia de 07 de setembro, acordávamos com alvorada de fogos e a cidade era tomada pelas ondas do Sonoro Pinto Martins com a execução de dobrados e outras músicas marciais, chamando a população para assistir o desfile cívico-militar na rua 24 de Maio, entre as ruas Alcindo Rocha e da Independência.
    Hoje este desfile se deslocou um pouco mais para frente, acontecendo entre as ruas José de Alencar e Dr. João Thomé e acontece no período vespertino. 
     Como sabemos, neste ano se comemora o Bicentenário da Independência em meio a uma renhida polarização política, numa disputa e sequestro de símbolos nacionais, de discursos anacrônicos e projetos de poder á flor da nossa percepção.
        Mas, como foram as comemorações em nossa cidade há 50 anos atrás, isto é, no SESQUICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA, no ano de 1972? Para a história ficou apenas uma Sessão Solene da Câmara Municipal de Camocim, acontecida em 1º de setembro de 1972, conforme nos diz a transcrição da ata da referida solenidade:

"Ao 1º dia do mês de setembro de 1972, às 20 horas no Auditório do Instituto São José, sito à Praça Severiano Morel, nesta cidade, achando se presente os senhores vereadores Otávio de Santana, Antonio Mingueira Braga, Raimundo Pereira Neto, Francisco Fontenele Frota, Cilas Chaves Fontenele, Artur Queirós e Francisco Romão de Menezes, em número de sete (7), havendo, portanto, número regimental, o Sr. Presidente vereador Otávio de Santana, deu por aberto a presente sessão. Em seguida o Sr. Presidente anunciou que neste momento dava início á Sessão Solene em homenagem ao Sesquicentenário da Independência do Brasil, convidando para compor a mesa que dirigia os trabalhos os senhores José Maria Primo de Carvalho, Prefeito Municipal, Capitão PM, Carlos Roberto de Mendonça Ruivo; Comandante da 3ª Companhia do 3º Batalhão da Policia Militar;Exmo. Sr. Promotor de Justiça da Comarca e o Sr. Capitão Tenente José Rosário, Agente da Capitania dos Portos. [...]. ORADORES: Usou da palavra o vereador Artur Queirós, exaltando os feitos dos nossos antepassados na conquista da nossa Independência e tecendo louvores ao Exmo. Sr. Presidente Emílio Garrastazu Médici pelos rumos que está dando a política brasileira, a fim que possamos ocupar o lugar que merecemos no conceito das grandes Nações. Antes de encerrar a Sessão, o Sr. Presidente convidou os presentes para cantarem o Hino Nacional o que foi feito por todos os presentes. 

    Para além da Sessão Solene acima descrita, não temos conhecimento de outras festas ou solenidades onde o povo camocinense tenha tomado parte. Para contextualizar o evento, em 1972 vivíamos em plena ditadura civil-militar. O presidente da Câmara Municipal e, Otávio de Santana era miliar, Oficial da Armada (Marinha do Brasil). O restante da mesa, como vimos, formado por militares, não tinha uma representação civil além do prefeito, isto é, bem típico daqueles tempos.
            Ainda na mesa, o Capitão Tenente José Rosário, Agente da Capitania dos Portos. Ainda falaremos dele posteriormente!

Fonte: 7º Livros de Atas das Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Camocim. 1969-1973. 


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário