quinta-feira, 6 de setembro de 2018

A ASSOCIAÇÃO UFANA DE CAMOCIM. VIII SET/2

Escola UFANA. Camocim-CE. 2012. Foto: Google. Inc.
Esta postagem tem origem numa pergunta feita por um leitor do blog. Professor, o que significa UFANA? Eu tinha uma vaga ideia, mas não sabia o significado correto daquela sigla que é associado ao local da foto, onde, antigamente existiu uma escola. O prédio mostrado na foto está muito deteriorado e, em torno dela, hoje existem, a Escola em Tempo Integral Coronel Libório Gomes da Silva, um Posto de Saúde, que leva o nome do meu pai Augusto Pereira dos Santos e a recentemente inaugurada Creche Juninho. Existe até uma proposta de transformar este antigo prédio num outro equipamento educacional, uma biblioteca, talvez.

Recibo. UFANA. Abril de 1971. Fonte: Arquivo Prefeitura Municipal de Camocim.

Mas, o que significa mesmo UFANA? Recorro a um registro do ano de 1971 para responder a pergunta do internauta. Trata-se da União Feminina de Assistência à Natalidade e ao Ancião (UFANA). No documento, a Prefeitura de Camocim paga à entidade, o valor de Cr$ 1.261, 52 (Hum Mil, duzentos e sessenta e um cruzeiros e cinquenta e dois centavos), no dia 29 de abril daquele ano, "referente as despesas gerais, oriundas de um banquete, patrocinado por esta Edilidade, em homenagem ao Exmo. Snr. Governador do Estado, por ocasião de sua visita oficial a esta cidade, ocorrida no último dia 25 do corrente mês, com sua brilhante comitiva". 
Na época,a presidente da UFANA era a Sra. Francisca Araújo Trévia. Por outro lado, nas próximas postagens, divulgaremos quem mais ganhou algum dinheiro da Prefeitura relacionada à visita do então governador do Ceará, Cesár Cals.

7 comentários:

  1. Essa casa, não foi residência do Engenheiro Priva quando da construção da estrada de ferro?

    ResponderExcluir
  2. Nela por muito tempo morou uma senhora que, se não me falha a memoria chamava- Zidoca e fazia um doce de caju seco respeitado como também caju em calda. Famosíssimos. Ela tinha um filho chamado Flavio, muito conhecido em Camocim.

    ResponderExcluir
  3. Estou precisando um contato contigo. Meu nº85 986027099

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por mais esta valiosa postagem, Prof. Carlos Augusto! Você matou minha curiosidade sem que precisasse dar um passo. Apenas acessando este importante blog descobri também o significado de UFANA, o que eu ainda não sabia. Ainda lembro que até bem pouco tempo funcionava de fato uma escolinha nesse espaço, mas deixou de existir a partir da construção da Escola Coronel Libório, pois esta passou a servir à comunidade vizinha. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Vive várias momentos da minha infância nesse casarão. Minha avó morava na UFANA eu e minha família, que morávamos no Piauí, passávamos às férias nesse casarão.

    ResponderExcluir