terça-feira, 4 de setembro de 2018

AS PROFESSORAS E A MARINHA DO BRASIL EM CAMOCIM. VIII SET/1

Relação de professoras de Camocim. 1970. Arquivo: Prefeitura Municipal.

O documento acima revela no mínimo 34 personagens de nossa história. O prefeito  Setembrino Veras. O Agente da Capitania dos Portos, o Tenente Francisco Gomes Spinosa. O ano era 1970, ano em que o Brasil sagrou-se Tricampeão Mundial de Futebol no México. O valor do recibo foi de Cr$ 837,00 (oitocentos e trinta e sete cruzeiros novos). As pessoas beneficiadas com esse valor foram 32 professoras. Dentre outras informações, a nota de empenho acima mostrada, trata-se da FOLHA DE GRATIFICAÇÃO das Professoras do Curso de Alfabetização de Adultos, que funcionou no Centro Social da Capitania dos Portos de Camocim. Tal curso foi fruto de um convênio celebrado entre a Cruzada ABECÊ, Prefeitura Municipal e Capitania dos Portos. 
Este documento chamou-me a atenção por vários motivos. Primeiro, alcancei ainda meu pai estudando neste curso, trazendo para casa seus exercícios, numas folhas de papel branco, grosso, ainda cheirando a álcool, mimeografados. Foi a única escola regular que ele frequentou no período noturno e que lhe rendeu um certificado de conclusão. 
Por outro lado, na relação das professoras e, observe-se o domínio total delas nesse campo educacional, muitas delas foram aproveitadas no serviço público do estado do Ceará. Se você olhar bem o documento verá, com certeza que alguma delas foi sua professora. Identifiquei, por exemplo, a professora Francisca Maciel, minha professora de Estudos Sociais, outra virou até nome de escola do município, como a professora Izaura da Cunha Freire. E você identificou a sua? Comente.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na quarta linha está Maria Eunice Medeiros Aragão. Não foi minha professora, mas é minha tia. Vou enviar a imagem e postagem para ela.

    ResponderExcluir