quinta-feira, 29 de setembro de 2022

BOM DIA CAMOCIM! (CENTENÁRIO). (XII SETEMBRO CAMOCIM. 2022. Nº 9)

BOM DIA, CAMOCIM!. Armando Quixadá Pereira. Fonte: Tribuna do Ceará. 06/10/1979.


Hoje, por ocasião das comemorações dos 143 anos de emancipação política de Camocim, recuperamos um texto referente ao Centenário de Camocim ocorrido em 1979. Trata-se de uma crônica escrita e publicada no jornal Tribuna do Ceará pelo Dr. Armando Quixadá Pereira que viveu entre nós e advogou por 65 anos de forma contínua. Armando Quixadá Pereira era Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faleceu aos 88 anos em Camocim, em 06 de abril  de 2018.  

Dr. Armando Quixadá Pereira. Fonte: Site "O Sobralense". 


BOM DIA, CAMOCIM!

CAMOCIM (Armando Quixadá Pereira). Bom dia Camocim! Minha querida cidade sorriso! Quem diria hein? Você hoje completando o seu Primeiro Centenário! Quantas coisas você viu, você viveu, você amou, você gostou, você sofreu... Ah! Camocim! Como o tempo passou tão de repente?! Você ontem uma cidade menina. Hoje uma cidade centenária. Quem diria hein Camocim. Cem anos de sol, de mar, de progresso, de ordem, de hospitalidade... Com suas belas praias, com seu mar piscoso, com seus ventos uivantes, com suas belas raparigas e banhada pelas águas mansas e amenas do Oceano Atlântico. Outro dia ainda nem tão longe, nem tão de urgente, nos disseram que o seu nome é de origem indígena e significa VASO DE BARRO... Vaso de barro hein Camocim...! Eu diria VASO DE OURO. Tantas e tantas são suas riquezas ainda não exploradas pelos seus homens...

Eu me lembro, eu me lembro Camocim da sua secular Estrada de Ferro, hoje desativada inexplicavelmente, muda, silenciosa, deserta, tão diferente dos tempos de outrora, do sacolejar das Marias Fumaças, dos encontros dos namorados marcados no horário e no compasso dos trens horários. Quantas saudades daqueles tempos hein Camocim. E o que dizer do seu Porto recebendo regularmente navios cargueiros e passageiros, ancorados nos seus diversos trapiches trazendo e levando riquezas..., e quem sabe de alguém que ficava acenando lenços brancos para o amor que partia e... chorando!

Ah, Camocim como eu te amo cada vez mais...! Como eu te quero tanto meu “vaso de barro” querido. Hoje completando cem anos, tão amado e tão amante...!

Bom dia Camocim. Cem anos... Quem diria, hein Camocim!

06/10/1979.




 

Um comentário:

  1. Lembro do Dr. Armando Quixadá apresentando o Programa "Falando Francamente", na rádio União de Camocim, isto no início dos anos 1980. Meu pai gostava muito de ouvir aquele programa.

    ResponderExcluir